Tudo o que você precisa saber sobre o carro 4×4

0
12490
foto: imguol

da Redação
Kasterweb

Tudo o que você precisa saber sobre o carro 4×4

A vida na cidade é muito boa sim, porém, de vez em quando, encarar algumas aventuras no campo é melhor ainda. Você sabia que a maioria das marcas tem carros com uma suspensão um pouco mais elevada? Que é aquele conceito ‘adventure’, aonde você já deve ter visto rodando pelas estradas do Brasil.

foto: mundoautomotor

Carro Adventure 4×2 e 4×4

Existem dois tipos básicos de carros adventure; Aquele que tem a tração 4×2 e a 4×4.

O carro 4×2 em geral, tem tração nas rodas dianteiras, sendo que 95% dos modelos hoje tem essa tração dianteira.

E nos carros 4×4 – existem uma subdivisão entre o carro 4×4 e o carro integral, ou seja, o tempo todo tração nas quatro rodas; e aquele que é 4×4 parcial, onde você pode engatar e desengatar a tração traseira.

Tripos de estrada – Carro 4×4

Então aquela pessoa que deseja ir pro sítio quando está chovendo, ou quer ir para uma praia mais distante ou numa estrada de pior qualidade, deve optar por um carro 4×4.

foto: consorciodeimoveis

Estrada de terra:

Imagine a situação: você está dirigindo numa estrada de terra. E, algo muito comum que acontece no off road, é você encontrar um trecho arenoso, aonde é mais comum numa estrada de terra ou numa praia.

Então se você está numa 4×2 por exemplo, e você andar num trecho arenoso, o que pode acontecer é que o carro vai acabar atolando e pode ser que você nem consiga sair, porque a tração 4×2 não dá a aderência suficiente no veículo.

foto: 4x4brasil

Agora, com a opção 4×4, nesse caso, é só acelerar que você vai sair suavemente do atoleiro e seguir seu caminho.

Subida ingrime

foto: ipponsuzukiveiculos

Uma outra situação muito comum que você pode encontrar na estrada, é uma subida ingrime,  aí nesse caso, você engata o 4×4 e acelera suavemente, com bastante calma, evitando com que as rodas derrapem, assim você terá uma tração continua e constante.

Erosão

foto: armazem4x4

Outro obstáculo muito comum na estrada de terra é uma grande erosão, nesse caso aí, grande mesmo. Bom, o mais importante é você ‘atacar’ o obstáculo bem lentamente e num ângulo que não vai danificar o para-choque do seu veículo.

Uma sugestão, Você pode deixar a roda escorregar até o fundo da erosão e acelera lentamente até o carro sair novamente. Dessa maneira você consegue superar o obstáculo sem nenhum tipo de dano.

Pedra

foto: g1

Numa trilha a gente sempre encontra muita pedra no caminho, nesse caso,  a dica mais valiosa, é você sempre passar com a roda por cima das pedras mais altas, evitando com que ela possa bater no carro e prejudicar o motor.

Hoje, a maioria dos carros desse estilo já vem com todos os equipamentos necessários para você transitar em estradas de terra ou pegar uma trilha mais leve.

Qual carro escolher?

Designer do Veículo

Cada um tem sua preferência, gosto, etc. Sobre o designer do veículo, é obvio que você vai escolher aquele carro que mais te agrada, mas é sempre importante o motorista observar algo, bom, qual o seu objetivo com o carro? É pegar uma trilha? Então você deve avaliar aquela distância da frente do carro em relação ao chão, pois se essa distância for muito reduzida, com certeza vai ter dificuldades, por exemplo, de superar uma subida inclinada ou  de transpor algumas pedras que você pode encontrar pelo caminho.

Assim, como a distância da parte traseira, do para-choque traseiro para o chão,  se ela também for reduzida, na hora de você terminar de subir um aclive ele vai acabar enroscando e acabar danificando o seu carro. #DeuRuim

Motor

O motor também é uma questão de gosto pessoal, muitas pessoas gostam de motor a diesel  pela confiabilidade e porque é um motor que é mais resistente se você for passar num trecho alagado.

Mas, tanto o motor a diesel, como o álcool ou gasolina, flex, são adequados para uma trilha leve. Não existe uma preferência ou uma necessidade de você ter um tipo ou outro de motor.

Suspensão

E a suspensão, é o ponto fundamental hoje no off road. Se a suspensão já é uma suspensão adequada pro off road, como a maioria dos carros  são vendidos nesse conceito, você vai ter um conforto dentro do carro mesmo em estradas de péssima qualidade.

Pneu

Um item de grande relevância no off road é o pneu, o carro em geral, quando ele sai da fábrica, ele vem com um pneu que é misto, tanto serve para o asfalto quanto para a estrada de terra. Isso é adequado para a maioria das situações que você vai encontrar no seu dia a dia, mesmo na trilha ou na chuva.

Se você está pensando em fazer  uma coisa mais radical, ai a necessidade um pneu que a gente chama de ‘mud’, só que esse pneu, ele já não tem um bom desempenho no asfalto. Então você vai sacrificar o seu  conforto no asfalto e a estabilidade, mas você vai  ganhar tração e condições de superar obstáculos mais complicados na terra.

Veja como é um pneu ‘mud’

foto: 4x4mud
Você acabou de fazer aquela trilha com muita lama e se divertiu bastante com o seu carro off road, então você tem que seguir algumas  regras básicas!!!

– Quando você entrar numa estrada pavimentada, se o seu carro permitir, desengate o 4×4, dessa maneira o seu carro fica mais econômico e tem menor desgaste mecânico.

– Quando você chegar em casa, a primeira coisa é providenciar uma lavagem completa do veículo. E depois faça uma checagem na parte inferior do mesmo, veja se não tem algum galho enroscado, se não soltou alguma mangueira, ou algum fio esteja pendurado. Dessa maneira  o seu carro vai estar sempre em ordem para novas aventuras.

As informações são do especialista em off road, Detlef Atwig.

E você? Gosta de aventuras, já passou por alguma dessas situações? Conte-nos sua experiência!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.