Como usar o novo extintor ABC

0
4075
foto: clubedohardware

Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Extintor ABC

Pela terceira vez é adiado o prazo da obrigatoriedade do uso do extintor veicular do tipo ABC, e dessa vez foi pelo Ministério das Cidades que disse estar atendendo a um pedido da ABIEX -Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão, que alega falta de tempo hábil para abastecer o mercado.

E com a publicação no Diário Oficial da resolução, a nova data será 1° de outubro de 2015. Lembrando que o primeiro adiamento do prazo foi no início deste ano e quem estivesse sem o extintor a pena iria valer a partir de 1º de janeiro, mas, no dia 7 do mesmo mês, o governo alterou a data para 1º de abril, como informamos neste artigo. Já em março, fora feito outra resolução que adiou a legislação para 1º de julho.

Veja pelo lado bom, agora os motoristas terão tempo de sobra para se adequar a lei! Ah, fique atento nisso, quando a lei entrar em vigor, a multa será de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira de habilitação (CHN), isso para os motoristas que andaram com o extintor que não seja do tipo ABC.

3 itens que não podem faltar no extintor ABC

Bom, antes de tudo você precisa checar três informações no novo extintor tipo ABC:

1. O manômetro: precisa estar apontado para a carga cheia, isso para te dar a certeza de que o extintor terá eficiência na hora do uso;

2. Verifique se o extintor possui o selo do INMETRO, pois esse selo significa que o produto foi mesmo certificado e que possui condições básicas para o funcionamento;

3. E confira selo de validade do extintor também;

 

foto: radarnacional

Como usar o novo extintor ABC?

Primeiro vamos aprender em que situação devemos usá-lo. Basicamente, acontece em três situações:

1. Bom, as principais causas que podem gerar um incêndio estão ligadas diretamente ao vazamento de combustível, que pode ser ocasionada por uma colisão ou eventualmente por uma manutenção inadequada.

2. Outro motivo que pode gerar um incêndio, é na parte elétrica do carro, instalações inadequadas ou mal feitas no carro podem provocar curto circuito na linha e ocasionar o princípio de incêndio.

3. Caso, numa batida, você viu que tem um vazamento, procure desligar o carro o mais rápido possível e saia do veículo, se sentir o cheiro de combustível, procure manter o máximo de distância, porque esse combustível extravasado pode sim entrar em contato com alguma parte quente ou com alguma parte elétrica do veículo que pode estar exposta em virtude da colisão e correndo o risco de virar um incêndio.

Obs: Deixando claro, que não existe um lugar especifico no automóvel em que determinada colisão possa causar um incêndio, podem ser em vários locais.

foto: itribuna

 

IMPORTANTE: É importante o motorista e os demais passageiros terem conhecimento que o extintor tipo ABC é feito para combater somente princípios de incêndio. Caso aquele fogo já esteja fora de controle, você deve manter a distância e acionar o corpo de bombeiros, pelo telefone 193.

Quando uma pessoa compra um extintor novo, ou quando o veículo vem de fábrica, geralmente o extintor vem embrulhado num saco plastico, é muito importante que você retire esse saco e deixe o extintor pronto para uso!!

# O extintor veicular tipo ABC só serve no caso de princípio de incêndio;

# Nunca deixe o extintor embalado.

Onde colocar o extintor?

foto: imirante

Os principais pontos de localização dos extintores estão na parte frontal do veículo, podem estar do lado do motorista ou do passageiro colocados na região frontal do banco ou próximo ao assoalho, isso vai depender muito de cada modelo do carro, por isso, dê uma olhada no manual do seu carro e veja onde fica o extintor.

foto: saladedireito

Ah, o extintor vai estar preso a um suporte que tem uma trava, então quando for usar, só soltá-la, aí com o extintor em mãos, há também uma trava de segurança que impede o acionamento do gatilho, por isso retire para que você possa utilizá-lo!!

Caso colidir em outro veículo e você ver que começou a sair fumaça, isso pode ser o princípio de incêndio sim, por isso, desligue o carro, retire o extintor e abra de leve o capô, tome cuidado pra não abrir tudo de uma vez, isso é muito perigoso, porque quando o motorista faz isso, abre totalmente o capô, entra oxigênio em grande quantidade e isso vai alimentar aquele pequeno foco de incêndio.

Após esse procedimento, segure o extintor no sentido vertical, aponte para a base do foco, aperte o gatilho e faça movimentos em forma de leque até que acabe a fumaça.

#DICAS

Todo cuidado é pouco! Evite guardar objetos ou frascos que possam conter vapores ou líquidos inflamáveis, como esqueiros, perfumes, etc.

foto: info.abril

Outro item que pode causar um eventual incêndio é a utilização de carregadores ou conectores no veículo com a voltagem/amperagem errada, assim ocasionando uma sobrecarga de energia. No manual do seu carro estará descrito quais são os indicados.

 

Ainda tem dúvidas? Já conseguiu comprar seu extintor ABC? Comente!!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.