Qual o melhor óleo para o motor do meu carro?

2
6766

da Redação
Kasterweb

Trocar o óleo pode parecer algo simples. Parar em um posto e pedir logo a troca. Porém, muitos motoristas não se atentam que a troca do óleo lubrificante é muito importante. Colocando o óleo não recomendado pelo fabricante de seu veículo pode causar um elevado consumo de combustível, aquecimento prematuro do motor e reduzir sua vida útil.

oleo11
foto: varejocar

São muitos os mitos jogados aos ventos, tanto por motoristas quanto por donos de estabelecimentos mecânicos. Mas então, como saber e onde encontrar as informações necessárias para saber qual óleo devo utilizar em meu carro? Não se preocupe, a Auto Start responde para você: os dados que você precisa saber são o API, o SAE e das notas padrão dos fabricantes que se encontram no Manual do Veículo.

Porém, é compreensível do motivo de as pessoas não buscarem informações como esta nos manuais. São tantas referências técnicas de informação acadêmica que fica complicado encontrar naquele emaranhado de textos e desenhos o que geralmente buscamos.
O que são eles:

• API: Este quesito é composto por duas letras: o S (que significa Service Station) e a letra ao lado varia, aumentando conforme as letras do alfabeto. Esta informação é muito importante, pois colocando alguma diferente do recomendado, pode formar as famosas “borras” no motor, superaquecendo o mesmo assim como diminuindo seu tempo de vida. Sua principal função é em relação ao desempenho do óleo em níveis aditivos, dispersão, formação de depósitos, etc… e como cada motor possui um nível de API específico, a importância deste item é muito significante para não só o bom funcionamento de seu veículo, quanto para sua durabilidade.

oleo 1
• SAE: Este item é referente à viscosidade do fluído do óleo. São dois números, geralmente separados por um hífen. O primeiro número vem acompanhado do W (de Winter, que significa inverno em Inglês), que é referente à temperatura fria do motor (que geralmente trabalha com muito fluído), enquanto o outro número é referente à temperatura de trabalho do motor (quente), que representa a viscosidade do óleo no funcionamento do carro. Estando fora dos padrões este quesito do óleo com o do seu veículo, pode causar alto consumo tanto de óleo quanto de combustível, assim como dar um desempenho inferior as capacidades reais do carro.

oleo 2
• Notas padrão da montadora: Este é um item que se deve levar em consideração em relação ao carro, já que toda montadora possui suas normas e padrões e as revendedoras devem dispor dos produtos que atendam a estas necessidades.

O óleo é muito importante para o funcionamento do carro e seu desempenho, por isso, na próxima vez que for trocar, pense bem em qual escolher, pois faz toda a diferença.

Gostou das informações? Não deixe de ler também “Quando trocar o óleo do carro?” em nosso site para mais dicas referente ao assunto!

2 COMMENTS

  1. API: Este quesito é composto por duas letras: o S (que significa Service Station) e a letra ao lado ************vareia************, aumentando conforme as letras do alfabeto.
    Kkkkk ai vareia… kkkkk
    Faltou explicar que você pode sustitui um óleo antigo por uma classe mais nova, respeitando o índice de viscosidade.
    Se o seu carro usa um 20W40 SJ vocÊ pode e deve colocar um 20W40 SM.

    • Olá Eduardo! Muito obrigado por participar do nosso portal.
      Ops! Erro nosso haha. Português corrigido! Obrigado por contribuir com nosso site, não apenas neste quesito como também fomentando ainda mais o conteúdo com informações, assim ajudando ainda mais nossos colegas internautas!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.