Já falamos de como identificar as informações do Pneu neste artigo, correto? Mas como identificar as características da roda? Como adquirir as informações de um dos itens de maior adoração entre os amantes de carros no Brasil?
Grande maioria das fabricantes marca as informações da roda na parte interna da mesma. As principais identificações geralmente expostas são a furação, o Aro, Tala e o curioso Off-Set.
Como saber se determinada furação de roda cabe no seu carro?
Uma dúvida frequente que os apaixonados por automóveis no Brasil possuem, é se o número de furações da roda é o suficiente para saber se a mesma se encaixa no carro. Pois bem, não é! Além do número de furações, deve-se saber qual é o ângulo da furação da roda também. Geralmente este número aparece do lado de dentro da roda e aparece da seguinte forma,
Exemplo: 5x120mm
Onde 5 é o número de furos, com uma distância de 120mm entre cada um deles.
Outra curiosidade interessante é em relação ao furo central. É importante que cada veículo tenha uma roda com seu furo central apropriado para o veículo, assim garantido o balanceamento do automóvel.
Aro e Tala:
Um dos maiores atrativos do mercado automobilístico é aumentar o tamanho do Aro. O Aro nada mais é que a altura da roda de extremidade à extremidade medida em polegadas , enquanto a Tala é a largura total da roda de lateral a lateral. Geralmente ela vem identificada desta maneira:
Exemplo: 51/2Jx13H
51/2 – É a largura (Tala) da roda
J – É o formato da Roda
13H – É a altura (Aro) da roda
Off-Set (ET):
Off-Set é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda do veículo (Cubo da Roda). É mensurada em milímetros. O Off-Set depende do posicionamento do Cubo onde se é encaixado o disco do freio. Para entender um pouco melhor, observe a imagem a baixo:
Cubo da Roda em Amarelo
Centro da Roda é a linha vermelha
Geralmente esta informação é encontrada dentro da roda, com as letras ET e o número ao lado (onde geralmente varia de 35mm a 50mm).
Tenho um CRETA 1.6 equipado com rodas liga leve 6″ de largura, calcei o conjunto de pneus na medida 215/65 R16 em substituição ao original 205/65R16, pergunto:
1- Terei algum ganho em aderência em chuva ?
2- O diâmetro do conjunto é equivalente ao anterior com menos de 2% de diferença, alguma alteração significativa no funcionamento de velocímetro, cambio, etc. ?
3- Algum problema com a garantia de fábrica do veículo ?
Obrigado
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