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Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Atualizado em 06/11/2015 às 14h57 

Como fazer rodízio de pneus corretamente

Você que tem um carro deve saber quando e como fazer o rodízio dos pneus do seu veículo da maneira correta! O rodízio nada mais é do que a troca dos componentes de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade, especialmente nas curvas e as freadas quando for dirigir. É necessário também, devido aos desgaste dos pneus traseiros e dianteiros. Esse desgaste se dá pela quilometragem rodada no veículo, quanto mais você anda, mais desgasta.

Os carros de tração dianteira, também chamados de carro de passeio, que são os líderes de vendas no Brasil, são submetidos a maiores esforços e estão mais propensos a desgastarem mais que os traseiros. E pôr que isso? Por conta do conjunto de força que estão sujeitos a torque do motor, esforço direcional para girar o volante, acelerar, frear entre outros fatores, forçando mais que os de trás.

Para você saber quando o seu pneu está desgastado existe uma marcação na banda de rodagem do pneu ( é parte da borracha do pneu que tem contato com o solo) chamada sulco, que pode ser indicado por um triângulo ou letras, assim você saberá até quando o pneu pode ser usado e assim fazer a devida troca ou rodízio.

Em alguns casos, é recomendado que faça o rodízio entre 5mil km a 10mil km. Ou, quando for fazer a revisão do veículo. Veja no vídeo algumas orientações sobre o rodízio dos pneus:

Existem alguns tipo de pneus que precisam de cuidado especial na hora da substituição. Veja qual é o seu na figura abaixo :

Imagens ilustrando rodízio dos tipos de pneus.

rodizio de pneu

Vamos analisar agora cada um para que você faça o rodízio dos seus pneus corretamente!

Tração Traseira

Os pneus posteriores devem ser levados para frente em linha reta, ao mesmo tempo que os anteriores vão para trás de forma cruzada. Se a tração for inteira, basta alterar os componentes de lugar fazendo um “X”;

Tração Dianteira

A ordem da troca das rodas é a seguinte: os pneus traseiros passam para frente, mas invertidos em relação aos lados, ou seja, o pneu traseiro esquerdo passa a ser o dianteiro direito. Já os dianteiros voltam em linha reta para trás.

Pneu Unidirecional

Os pneus com desenhos unidirecionais devem sempre ser trocados em linha reta. Os de trás vão para frente, e os de frente vão para trás.

Três dicas importantes:

1. O estepe de fábrica não pode ser utilizado, ele vem com um tamanho menor..

2. Pneus de tamanhos diferentes não podem ser trocados entre si.

3. Depois do rodízio, faça o alinhamento e balanceamento para garantir a estabilidade direcional do seu veículo.

Para não ter problemas e ficar sem pneus no meio da estrada, recomendamos que comprem novos, caso os que estejam em uso estiverem com marcas de uso muito visíveis. O rodízio tem mais funcionalidade para aumentar o tempo de vida de pneus bons, e não somente reaproveitar os que estão muito velhos junto do estepe. 

Ainda tem dúvidas? Já fez rodízio de pneus no seu carro? Comente!!!

Comentários - 4
  1. Jonathan da Silva Nunes

    Olá,
    Parabéns por abordar o assunto que é tão importante mas não é de conhecimento geral.

    Apenas alguns comentários sobre a matéria:
    1- O texto que explica o rodízio para veículos com tração dianteira está em desacordo com a figura que é mostrada acima, ou seja, a figura diz uma coisa, mas o texto diz outra;
    2- A sugestão no final da matéria diz para economizar substituindo os pneus todas as vezes em que realizar o rodízio, mas o fato de fazer rodízio não é justamente para economizar pneu, e assim adiar sua troca? “Para facilitar sua vida e economizar o seu bolso, aconselhamos que você use novos pneus quando for fazer o rodízio, ao invés de trocá-los de posição. Pois se você troca de posição apenas, os pneus de certa forma já estão desgastados e sujeitos a furar com maior facilidade. Faça o rodízio com os pneus novos”. Acho que precisam rever o texto.

    Abraço,


    Comentou em 05/11/15
    1. Auto Start

      Olá Jonathan. Obrigado por participar de nosso site e colaborar com o conteúdo!
      Realmente, a parte da gravura foi feito inversamente. No texto, acabamos colocando ao contrário da gravura em relação a parte dianteira. Agora, em relação ao final, queríamos falar na verdade de segurança, sobre não ficar preso na estrada, mas por uma falta de atenção acabamos falando de economia devido a outra matéria que estávamos produzindo no momento. Nossos sinceros agradecimentos pela colaboração amigo!


      Comentou em 13/11/15
  2. sgtlop

    dica de rodizio tração dianteira está diferente do desenho, estão ensinando errado.ou seja os pneus dianteiro devem irem para traseiras em linha reta, e os traseiros devem irem para dianteira cruzados.


    Comentou em 16/07/15
    1. Auto Start

      Olá Amigo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Pedimos que nos ajude! Mostre-nos o conteúdo que o Sr possui, queremos apenas ajudar nossos leitores. Se o Sr tem algo que possa complementar em nosso trabalho, ficaremos agradecidos.

      Obrigada! Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!


      Comentou em 22/07/15
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