Como alugar um carro?

0
4164
foto: teminformacao

da Redação
Kasterweb

Como alugar um carro?

Para alugar um carro no Brasil, em base de regra geral, são necessários os seguintes requisitos e documentações:

  • Ter mais de 21 anos;
  • Possuir carteira de habilitação válida há mais de 2(dois) anos;
  • Ter cartão de crédito;

Para o consumidor não errar na hora de escolher o carro!

É necessário ter um cartão de crédito porque facilita na hora de fazer o seu cadastro na locadora e agilizaria todo o processo burocrático, caso não tenha o cartão, você terá de fazer uma ficha, confirmações de dados e análises de crédito. Além disso, o usuário deve ficar atento quando for assinar o contrato, checar às cláusulas de multa e seguro na hora da locação, como também às obrigações do cliente que está pegando aquele bem em função de proteção, que neste caso, é responsável do condutor caso seja multado no trânsito, principalmente.

Qual carro alugar?

foto: vagas-garagem
foto: vagas-garagem

Bom, vai depender da sua necessidade! Hoje em dia o mercado está praticamente ocupado por veículos ”completos”, os que possuem: ar condicionado, direção elétrica ou hidráulica e vidros elétricos. O airbag e abs já tem em série na indústria nacional, algo comum, não se conta mais como uma vantagem. E no setor de aluguel de carros, os compactos e populares começaram a aparecer de uma forma consistente, como por exemplo o sedan pequeno e, já encontramos também o aluguel diário chamado ‘rent a car’, os modelos suv, picapes cabine dupla,  tracionada, veículo a diesel, com gps, mais todo o serviço de assistência de um veículo desse em menor quantidade, mas já surgindo em função da demanda.

Aluguel de carro adaptado para pessoa com deficiência

Em geral as locadoras possuem veículos automáticos que atendem a certas características, como para as pessoas com deficiência, e para outras necessidades o interessado deve procurar a ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis que vai localizar e informar que locadora possui um carro com aquela adaptação específica.

 

Contrato de aluguel de carro
foto: noleggio
foto: noleggio

Reforçando a questão do contrato, é importante ficar ciente de todas essas informações, condições,  quais são as taxas que vão incidir, como devo proceder, isso tem que estar disposto nas cláusulas contratuais. Alguns pontos que podem estar no contrato de locação:

  •  Locadora: Pessoa Jurídica de direito privado;
  •  Cliente: Pessoa Física;
  • Objeto (carro):  não poderá ser utilizado para determinados fins;
  • O prazo da locação e o local de devolução do carro devem estar ajustados e registrados com data e local, horário de devolução;
  • O valor total do aluguel será apurado no fechamento do contrato;
  • Diárias do carro é de 24 (vinte e quatro) horas;
  • Horas Extras podem ser cobradas;
  • Motorista poderá optar pela contratação de tarifas para quilometragens livre, ou por tarifas de quilometragem limitada;

Obs: O contrato formal dependerá dos serviços que você solicitará, podendo escolher as opções que a locadora oferece.

Aluguei um carro e ele quebrou! E agora?

Isso também é definido nas questões contratuais, por isso tão importante você checar item por item e, cada locadora pode cobrar  e estipular de formas diferentes.

Claro que há outros casos, você dirigindo o automóvel, sendo uma máquina ele pode quebrar, pode ter uma falha ou um problema elétrico ou um fusível queimar, aí pode acionar a locadora, pois no geral, ela vai e troca o veículo onde estiver.

Porém, o consumidor tem que saber, não é obrigado a fazer seguro com a locadora, mas se não fizer, qualquer dano que aconteça com esse veículo, a partir do momento que já foi passado pro consumidor, será responsabilidade do consumidor.

#Dicas

1. No contrato observe cláusulas sobre multa e seguro;

2. Há contrato que cobra por diária + km rodado;

3. E tem diária mais cara, mas quilometragem livre;

4. Não é obrigatório contratar seguro. Mas, nesse caso, o condutor será responsabilizado.

Vistorie as condições do carro antes de locar!
foto: braservrentacar
foto: braservrentacar

Você deveria fazer uma vistoria do veículo antes de locar, checar a parte de lataria, acessórios, faróis, se estão funcionando ou não, até pra evitar surpresas quando for entregar o veículo e ser cobrado por uma questão que já foi acertada e você não atentou. Pode inclusive, dar um volta pra saber como está essas condições, a parte mecânica que muitas vezes só vai aparecer posteriormente.

Ainda tem Dúvida? Já alugou algum carro e teve problemas? Comente!! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.