Preço do carro semi novo tem queda de 3,2% em um ano

0
2906
foto: genteemercado

Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Preço do carro semi novo tem queda de 3,2% em um ano

Para quem sonha em ter um carro em perfeitas condições, esta é a oportunidade! Motorista, você sabia que nos últimos 12 meses o valor dos automóveis usados registraram queda de 3,2%? Essa informação é de acordo com o último balanço do Índice de Preços ao Consumidor Amplo- IPCA , e ainda assim, nesse mesmo período, o preço de um zero km registrou um aumento médio de 7,2%.

Você está sabendo dessa crise econômica no país e ela afeta também o mercado de carros zero km, para ter uma ideia só no primeiro trimestre deste ano, o IPCA registrou queda de mais 16% nas vendas. Não está fácil para ninguém!  Por outro lado, os semi novos estão numa fase boa, nesse mesmo trimestre as vendas teve alta de 2,3%.

Bom, já a preferência do consumidor entre a classificação dos carros usados, são os semi novos com até 3 anos de uso, segundo o IPCA e nesse segmento, o aumento foi de 26%.

Como escolher um carro semi novo?

foto: s1

E agora, como escolher um carro usado? Listamos alguns itens que você precisa avaliar antes da compra. Confira!

1. Bom, uma das coisas que o o motorista deve analisar é a idoneidade da loja, que seja de sua confiança, ir até o local, conferir os valores, a procedência, documentações exigidas e o estado geral do automóvel.

2. Como também, pode fazer um teste drive para ”sentir” o carro; Nisso, pode pedir ajuda à algum profissional, leve-o até um mecânico para que avalie o motor, parte elétrica, funilaria e documentação, etc.

3.  Cheque a questão de débitos ou restrições no veículo, se tem alguma multa ou documentação atrasada, como o IPVA, algum tipo de financiamento ou penhora, etc.

4. Ah, sabia que é possível saber se o carro já sofreu algum acidente? Pois é, fique atento a este item, como também envolvimento em algo ilegal, procure uma delegacia especializada nisso e peça orientação, se há sistemas habilitados para isto, etc.

5. Você pode avaliar, escutando o barulho do carro, saber se os efeitos sonoros são normais do motor, em fim, cada detalhe faz a diferença. Assim também, examinar a qualidade dos estofados.

6. Veja se fora feito alguma modificação na lataria do carro, do motor ou equipamentos que compõem o veículo, se teve algum tipo de alteração deve aparecer na documentação do automóvel, opu você pode consultar o DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito para obter qualquer informação sobre a situação do seu carro.

7. Verifique o número do documento do carro que deve ser igual ao do chassi que geralmente fica gravado próximo o motor e/ou no vidro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here