Como funciona o seguro do carro?

0
10855

Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 24/09/2015 às 10h08

Neste artigo vamos falar sobre o seguro do carro, um assunto importante, pois é com ele que o motorista, passageiros e terceiros são protegidos de situações de risco.

E o seguro do automóvel é feito através de um corretor de seguros, o motorista vai contratar uma seguradora e pagará a ela o prêmio do seguro, que é o valor cobrado.  A partir desse contrato a seguradora irá se comprometer em pagar a você uma indenização caso o bem segurado, que é o seu carro sofra um sinistro previsto na apólice.

Vamos analisar os principais elementos na hora de contratar o seguro do seu automóvel!  

  • Risco

O seguro de automóvel protege você de vários tipos de riscos, como: roubo; furto; colisão; alagamentos, entre outros. E, também oferece assistência 24h, como guincho e chaveiro.

Só que o seguro não protege só o seu carro, ele pode proteger outras pessoas, por exemplo, com a cobertura de APP (Acidentes Pessoais e Passageiros) que protege os passageiros, em situações de: morte e invalidez. A cobertura de terceiros, protege de danos materiais e corporais, caso aconteça acidentalmente em outras pessoas enquanto estiver dirigindo.

#Dica 1º – Fique atento na hora de contratar o seu seguro, veja certinho e com muita consciência o tamanho de cada uma dessas coberturas, pois elas são muito importantes. A cobertura de terceiros pode ser tão importante quanto a do seu carro.

  • Corretora

É aconselhável que o motorista procure fazer o seu seguro com um corretor profissional e especializado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) que é o orgão regulador do setor de seguros aqui no Brasil. O corretor de seguros além de te ajudar a encontrar  a melhor opção de negocio, também vai te ajudar sempre que tiver alguma dúvida ou dificuldade com o seu seguro.

  • Seguradora

Também é preciso ter atenção com a seguradora, como no caso do corretor, é importante procurar seguradoras reguladas pesa Susep. Se quiser, pode pedir ao seu corretor, amigos ou familiares indicações das melhores seguradoras que eles já conheceram, contrataram e utilizaram. Os itens que deve pôr em prioridade, são: agilidade da indenização, na liquidação do sinistro, benefícios rapidez da assistência 24h, tudo isso é muito importante.

  • Pagamento

A respeito dos pagamentos a dica primordial é que você sempre pague seu seguro na data programada,  evite atrasos ou não pagamentos. Porque a falta do pagamento do seguro pode implicar  no cancelamento do seu contrato e com isso o seu carro vai ficar sem cobertura. E para evitar dores de cabeça ou surpresas indesejadas sempre que você esquecer de pagar ou atrasar a parcela do seguro, procure seu corretor para que ele possa regularizar a situação.

  • Indenização

Tudo dependerá do caso em questão, se for de perda parcial ou caso de perda total .

No caso de perda parcial do veículo (quando há concerto), o motorista vai ter que pagar a franquia e a seguradora irá pagar o restante do custo do concerto.

No caso de perda total, você não paga a franquia  e a seguradora vai dar a indenização integral para o motorista.

De maneira geral, o procedimento em ambas situações é o mesmo: a seguradora exige a entrega de uma relação de documentos, como por exemplo: boletim de ocorrência, documentos pessoais, do veículo, etc,  pra dar entrada no sinistro. Quando todos esses documentos forem entregues, geralmente a seguradora tem até 30 dias para fazer a indenização.

Tem mais alguma dúvida? Escreva nos comentários e estaremos respondendo!

  1. Como funciona o novo extintor? – 17/01/2015

  2. Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA – 24/01/2015

  3. Seguro do carro – 31/01/2015

  4. Revisão – O que fazer quando chegar de viagem – 07/02/2015

  5. Cuidados no feriado de carnaval – 14/02/2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.