Qual a diferença entre os aros 17″, 18″, 19″ e 22″?

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Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 01/09/2015 às 13h45

Primeiro vamos entender a função do aro para a roda e depois saber a diferença entre eles!

Aro: O aro é a circunferência da roda que vai dentro do pneu.

Perfil: Perfil é a altura do pneu, quanto maior a roda, menor o perfil, porque é obrigatório manter o tamanho do conjunto ou o diâmetro externo. Essa medida pode variar apenas 3% para mais ou para menos,  para garantir o desempenho e a segurança do carro. Mantendo o diâmetro externo do conjunto, o que altera é a altura do perfil do pneu, por exemplo, o perfil aro 18 é maior que o perfil do aro 19, o que é menor impacta em toda característica de performance, conforto e dirigibilidade. A diferença está nesse espaço entre o perfil de cada pneu, veja na ilustração:

Veja alguns modelos de pneus em diferente aros:

Pneu com aro 17
Pneu com aro 18
Pneu com aro 19
Pneu com aro 22

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E de outra imagem mostrando onde é medido o perfil do pneu.

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Importância do Aro

A moda automotiva é ter pneus com aros maiores, pois os menores estão sendo deixados de lado cada vez mais e a tendência de aumento de aros no mercado é muito grande. Em alguns casos, as montadoras oferecem até três opções para o mesmo modelo, por exemplo, um carro com aro 14, 15 e 16. Hoje os carros cresceram, estão mais altos, tomaram formas e a roda precisa acompanhar esse volume, até porque se o carro crescer muito e a roda continuar pequena, veremos um grande vão que fica visualmente entre  roda e o paralamas e é uma coisa muito feia. Então a roda cresce até para preencher espaço dela dentro do paralamas.

Rodas com aros maiores

O seu carro saiu da fábrica com o aro 17 e você quer mudar o conjunto para 19 polegadas, já com o pneu mais fino, o próximo passo é a substituição, que precisa do aval do instalador. Porque essa mudança radical não pode apenas trocar do aro 17 para o 20, do 15 para um 18 só por querer, com isso, você estará substituindo borracha por alumínio. E fará a diminuição de pneu e aumentando o aro da roda, o que implica no carro um pouquinho mais duro. Fique atento, para que os pneus tenham o máximo de eficiência, eles devem ser calibrados com uma pressão maior que os convencionais. E se estiverem com a pressão abaixo da recomendada, podem sofrer danos com mais facilidade, principalmente nas vias e estradas esburacadas e sem asfalto.

Rodas com aros menores

Os pneus de aros menores, especialmente os de aro 13 estão saindo do mercado porque as pessoas estão buscando mais os de aros maiores, por questão de estética. Os aros menores tem o perfil maior, com a borracha lateral maior garante mais conforto, menos ruído e melhor dirigibilidade.

Dica: Fique Atento!

Mexer nas medidas do pneu é bem sério! Sem conhecimento adequado pode provocar problemas nos comandos eletrônicos e até nos freios. Mesmo nos casos de personalização em que rodas de aro 30, 34 e até 38 valorizam o projeto estético é necessário cuidado.

Ainda tem dúvidas? Comente!!

24 COMMENTS

  1. Olá, tenho um GM Onix, roda aro 15 | 185 | 65, troquei por uma de aro 17 | 205 | 45. A luz do ABS acendeu e o pedal trepida as vezes, como se o ABS estivesse sendo acionado. Passei em uma concessionário, lá informaram que o aro é muito grande, estava acionando o sensor do ABS. Achei estranho, nunca ouvir falar sobre este problema do ABS com troca do aro da roda. Outra coisa que fui obrigado a fazer, trocar 2 “prisioneiros” da roda dianteira esquerda, estavam sem rosca e com folga.

    • Olá Michel! Obrigado por fazer parte da comunidade Auto Start!
      Amigo, infelizmente é isso mesmo, a roda é grande, aí o sensor aciona. Sugestão: diminuir o tamanho da roda para aro 16″, ou verificar com um mecânico de sua confiança se há alguma forma de impedir esse problema. Não tenho muita informação para te passar e te dar uma resposta concreta, mas espero ter ajudado.

  2. Olá amigo tenho um sandero com aro 15 mas tenho dúvida se troco por 17 ou 18 oque vc me sujere? Ah e terei que mudar a suspensão para por as 17 ou as 18? Abraços…

    • Olá André! Obrigado por sua participação!
      Então, sempre que você alterar as rodas do carro para um modelo maior, sugerimos que altere a suspensão, pois o carro fica muito alto com o novo modelo. É importante para a estabilidade do carro. Por isso carro de corridas usam carros baixos, pois ajudam na estabilidade. Colocar uma suspensão esportiva já ajuda, para o seu carro o aro 17″ fica show de bola, mas me passa as medidas dos pneus originais para que possamos indicar a melhor medida para você. Aguardo seu retorno!

  3. bom dia amigo, tenho um fiat punto aro 17×7 medidas 205/40 quero troca pelas 205/50 seria certo? vc pode mi dar um norte ? fico grato pela atencao .

    • Olá Junior. Bem vindo a comunidade Auto Start!
      Você pode trocar amigo! Mas eu precisava saber qual era a medida original do carro. Mas caso queria trocar, pode sim, vai ganhar no conforto com essa nova medida!

  4. Olá, tenho um Siena 04/05 com rodas aro 13, não me recordo se é 175/70 ou 165/70, estava vendo umas rodas, e um amigo meu está com uma roda de Idea sport aro 17 205/40 e eu me interessei por ela, ficaria bom em meu carro ? ou teria que ser outras medidas ?

    • Nossos agradecimento por sua participação David!
      Amigo, caso a medida do seu carro seja 175/70R13, a medida do pneu com o aro 17″ seria 205/40R17 ou 195/40R17. O único problema dessas trocas amigos, seria a perca do conforto do carro, lembrando que teria que rebaixar o carro um pouco para que fique legal o jogo de roda! Espero ter ajudado amigo!

  5. Tenho um punto blackmotion aro 16 , quero saber se é Vdd que amassa fácil realmente , e se colocando aro 17 fica melhor ( qdo se fala em mais resistência ) ? Abs

    • Prezado Gabriel, muito obrigado por participar da comunidade Auto Start!
      Preciso saber de uma coisa amigo: a sua roda é de ferro ou aluminium? É difícil uma roda empenar amigo com os devidos cuidados, ainda mais se for de aluminium. Caso seja ferro, é mais fácil para amassar. Aguardo seu retorno!

  6. Tenho um Gol Mi 98 8V queria saber se mudando pra um aro 16 ficaria aparecendo a lataria ao fundo e se perseria o conforto do carro obrigado.

    • Olá Estevão, a equipe Auto Start agradece sua participação!
      Enfim amigo, nesse caso, acredito que não irá aparecer a lataria no fundo. Para não aparecer de vez, você pode colocar o aro 16”, mas preciso saber qual a medida original do seu carro. Acredito que essa medida 195/50R16 seria o ideal. Por ser um pneu de perfil baixo o carro perderá um pouco do conforto. Espeto ter ajudado amigo!

  7. olá, tenho um Veloster, esta com as rodas originais, aro 18 225/45 r 18 95v, mas acho q o pneu fura muito fácil. Devo trocar por um perfil maior? quais os problemas se fizer isso? Devo diminuir o aro e aumentar o perfil? o que me aconselham?

    • Olá Eduardo! Agradecemos por sua participação em nosso portal.
      Enfim, qualquer pneu que for de perfil baixo sempre será uma desvantagem, pois fura com mais facilidade e são pouco confortáveis. Mas claro, são lindos! No seu caso, diminua o aro e aumente o perfil. Caso não pegue na lataria, pode usar o aro 18. De qualquer maneira, realmente, só testando e mesmo assim pode furar. Espero ter ajudado amigo.

  8. Boa tarde!
    Estou comprando um Citroen C3 11/12, ele está com as rodas originais, porém, por quesões estéticas, quero colocar especificamente um aro 16 ou 17 do C4 hatch. De preferencia a 17. Será que terei de mexer na estrutura do carro, ou basta trocar as rodas com uma pessoa especializada. Grato!

    • Olá Wiram, obrigado por sua participação em nosso Portal.
      Você estaria rebaixando o carro? Olha, em uma rápida pesquisa, constatei que não há necessidade de fazer qualquer trabalho deste tipo no carro, a não ser que deseja rebaixa-lo. Se o serviço for bem feito, muito difícil dar problema. Mas faça testes antes para garantir. Espero ter ajudado!

  9. Minha rodas aro 20 estão numa saveiro cross . Mesmo reformadas e alinhadas o carro quando chega aos 130 da um pequeno tremido no volante . Eh normal ou o balanceamento foi feito de modo errado . Vlw

    • Prezado Antonio, obrigado por sua participal em nosso Portal Auto Start.
      Seguinte, pode ser que alguma peça já esteja desgastada ou então o alinhamento foi feito errado. Levando em consideração a cambagem do carro, seria ele rebaixado? Se sim, pode ser que devido algumas pancadas, o carro perdeu o alinhamento e o balanceamento. São várias vertentes para dar uma resposta precisa amigo, mas espero ter ajudado.

  10. Gostaria de colocar uma roda aro 17 no meu corsa hatch, porém li em alguns lugares que pode raspar o pneu na lataria ou esterçar o volante. Isso é verdade?

    • Olá Leandro! Tudo bem? Obrigado por participar de nosso Portal.

      Enfim, preciso saber qual o ano do seu carro. Mas é isso mesmo. Essa roda pode pegar na lataria e forçar o volante, se deseja trocar a roda para aro 17, precisa fazer alguns trabalhos de funilaria para que a roda encaixe certinho. Espero ter ajudado amigo!

      É isso! Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  11. Amigo, eu tenho um civic 2005 , aro 17 perfil 45, mais soca muito, qual perfil me daria mais conforto?
    Obrigado.

    • Olá David! Tudo bem? Obrigada por participar do nosso portal.

      Preciso saber a largura que você usa?? Com base em nossos dados, a medida bacana pra você é 205/55R17, por favor verifique se essa medida se encaixe na caixa da roda. Aguardo sua resposta, espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  12. Boa tarde! Eu tenho um voyage 2009 e ele Ta com as rodas originais, mais eu to querendo coloca uns aro 20 cromados, mais tenho medo de perder totalmente o conforto do carro e estraga as rodas! Vcs acham que perde msm? É muito fácil estraga ? O que vcs mi aconselham ?

    • Olá Nael! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Olha essas adaptações podem levar vários itens em consideração, sempre aconselhamos a troca mediante a uma empresa que realiza essas customizações, pois lembre-se que tem legislação que impede certas adaptações. Mas nessa adaptação sua, o problema é você irá mexer na suspensão do carro? Ou seja colocar fixa, a ar, entre outros.
      Respondendo a sua pergunta, dependendo se o trabalho for bem feito ele ainda pode ter um pouco de conforto, mas de qualquer forma perde conforto sim, se cair em buracos pode cortar o pneu, até porque rodas nesse tamanho, o pneu será de perfil baixo, com isso aumentará no consumo de combustível. Se deseja fazer a modificação, parabéns ficará muito lindo seu carro, mas requer muito gasto. Espero ter ajudado amigo!

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço. Sucesso!!

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