4 maneiras de ajustar o retrovisor que ajudam a diminuir o ponto cego

2
47871
foto: postogalo

Da Redação
KasterWeb

4 maneiras de ajustar o retrovisor que ajudam a diminuir o ponto cego

Quando estamos no carro existem basicamente três visões, que são as visões dianteiras naturais, as visões periféricas, também naturais nossa, onde conseguimos visualizar objetos, mas eventualmente não sabemos o que eles são. E as visões que não temos naturalmente, que são auxiliadas pelos retrovisores. Esses retrovisores, além de serem obrigatórios por lei, evitam muitos acidentes, pois diminuem os chamados ‘ponto cego’.

O que é o ponto cego?

‘Ponto cego’ são áreas laterais ao veículo ou coberto por alguma coluna que não consigo ver, por exemplo: outros carros do lado ou na traseira do carro.

E você pode evitar isso com a boa regulagem dos seus retrovisores, pois eles são de suma importância para qualquer motorista, é com eles que sabemos se tem outros veículos ou motocicletas na pista, como também pedestres e objetos no asfalto, assim, evitando acidentes.

foto: og.infg

Numa mudança de faixa por exemplo, numa avenida muito movimentada com corredores de motocicletas, já que elas tem um tamanho menor que um veículo e ficam menos tempo no retrovisor, diminuindo a reação do motorista.

Regulagem do retrovisor

1. Para uma boa regulagem dos espelhos dos retrovisores o ideal é que você se posicione corretamente primeiro no banco, o seu pé precisa alcançar o fundo do pedal, seus punhos alcancem a parte superior do volante, ficando semi-flexionados e que suas costas estejam bem apoiadas no encosto dos bancos.

2. Feito isso, iniciamos a regulagem do retrovisor interno de forma que seja possível visualizar a maior parte da via traseira, você regula ele pegando a maior área do vidro e a maior parte da sua visão traseira.

foto: de-carona-com-elas

A visão do retrovisor interno pode variar de acordo com a altura do veículo e isso pode obstruir, pode não permitir que o condutor veja crianças ou objetos pequenos.

#Dica: Antes de sair, verifique em volta do veículo se há algum objeto ou crianças, se não tiver, mesmo assim, saia de forma cautelosamente, que isso evita acidentes.

3. Agora, é no ajuste correto dos retrovisores externos que você diminui o seu ponto cego e um pequeno ajuste no retrovisor pode te garantir alguns metros de visão traseira. É quando você vê mais da via e menos do veículo. Normalmente o que acontece,  as pessoas regulam o espelho vendo uma parte do veículo, talvez como uma referência de visão. Mas se você regular esse espelho retrovisor um pouco mais pra fora, diminuindo a visão do veículo e aumentando a visão da via, você vai perceber que você vai ganhar visão, diminuindo os pontos cegos e provavelmente reduzindo o número de acidentes.

4. E tem também o espelho convexo, que tem a função de diminuir o ponto cego. Só que com todas essas recomendações que nós passamos acima, você já tem um grande ganho de visão, diminuindo esse ponto cego. Este espelho se torna pouco funcional. Além do que ele pode ser considerado pelo guarda ou pela autoridade de trânsito, como objeto que obstrui um item de segurança e isso sim, é passível de multa.

foto: nissanversabr

E você já passou por alguma situação em que não conseguiu ver uma moto ou outro carro? Comente!

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, tudo bem?
    Ajuste dos retrovisores externos. Uma pequena parte da lateral traseira do próprio cado deve ser vista na borda interna do retrovisor externo. Serve como referencia em manobras de ré em áreas com pouca luminosidade como garagens prediais, corredores estreitos, colunas próximas, rampas em curvas com muretas meio baixas e postes em estacionamentos de frente para lojas comerciais.
    alternativa muito boa para ver com facilidade veículo no ponto cego sem desviar atenção do veículo da frente.

    Abraços, Boas Festas e um Feliz 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.