5 pecados contra os pneus do seu carro

6
6482
foto: driftshow

Atualizado em 05/08/2015 14h42 

Saiba quais são os 5 pecados que cometemos contra o pneu do nosso carro sem percebermos e aprenda a conserva-los da melhor forma.

De acordo com fabricantes de pneus, os principais erros cometidos por muitas pessoas em relação aos pneus são:

Desgaste em excesso

Pneus sofrem desgastes e também têm um prazo de validade, sabiam? A grande maioria tem a validade, ou seja, duram até 5 anos, ou mais um tempo, dependendo do cuidado. É claro que tudo vai depender do tipo de uso. Verificar como eles estão é muito importante, no caso de chuva, por exemplo, com pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos pode comprometer o escoamento de água que está entre o pneu e o asfalto, aumentando assim o risco de aquaplanagem, levando à perda do controle da direção.

Abaixo da medida considerável, que é de 1.6 milímetros em qualquer parte dos sulcos, o pneu já passará a ser considerado “careca”, ficando passível de autuação pelos agentes de trânsito.

Pressão errada

Estar abaixo da pressão indicada à seu pneu aumenta o contato com o piso, o que gera um desgaste acelerado nas extremidades, tornando a direção do veículo mais pesada. Isso pode gerar uma desagregação da rodagem, a parte que fica em contato com o solo, devido ao grande calor gerado. Fora isso, o motor é forçado, assim consumindo mais combustível e consequentemente poluindo.

 #Dica: coloque até cinco libras além do normal no seu pneu reserva, porque isso não é feito com tanta frequência, ou seja, é calibrado.

Riscar pneu

Muitas pessoas tentam prolongar a vida dos pneus e acabam por fresar a banda de rodagem assim que ela chega ou ultrapassa seu limite de segurança que é indicado pelos TWIs. Essa prática, mais conhecida como riscar pneus é condenada pelos fabricantes e tem um por quê. Alguns borracheiros sem noção faz o redesenho da banda de rodagem com uma lâmina quente e ao retirar a parte da borracha que compõe a estrutura, deixa a lona aparente muitas vezes, fazendo com que o pneu perca resistência, podendo estourar em pleno movimento.

Não balancear e alinhar as rodas

Desvios mecânicos acabam por provocar desgastes prematuros e desalinhamento de direção, o que deixa o carro instável e inseguro. Além do desconforto ao dirigir, o desbalanceamento das rodas causam perda de tração e instabilidade. O ideal é balancear as rodas sempre que sentir vibrações, entretanto quando for levá-lo no conserto, trocar de pneu ou a cada 10 mil quilômetros rodados é aconselhado o procedimento.

Não fazer rodízio

O rodízio de pneus serve para equalizar o desgaste, garantindo uma vida longa para eles. Segundo a recomendação que consta no manual do veículo, ele deve ser realizado a cada 8 mil quilômetros para pneus radiais e 5 mil no caso de pneus diagonais.

Agora que já conhece os 5 pecados contra os pneus do seu carro já pode se prevenir. E você, quais destes erros você fazia sem saber?

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Meu amigo por favor tenho um Fiat brava 2001 sx 1.6 pneu original e 185/65/14 mais quero colocar 195/60/15 posso colocar se puder me responder eu agradeço abrigado.

  2. Olá boa tarde! Tenho um fox 2011/2012 e quero trocar os pneus mas estou em dúvida sobre qual a melhor escolha.. Devo usar o 15R60 ou 15R55?

    • Ola Xayara, agradecemos pela sua participação!
      Qual a medida atual do seu carro? Se desejar o carro com mais conforto, sugerimos 60, caso as avenidas de sua cidade em partes sejam boas, pode utilizar o 55. Espero ter ajudado!

  3. ola boa tarde, tenho um prisma advantage, ele veio com pneus 185/65 r15, pretendo colocar um mais alto, pois quando estou com passageiros ele sempre enconsta no quebra mola ou lombada, qual pneus voces sugerem, que nao va trazer desvantagens no desempenho e conforto do veiculo,
    desde ja grato

    • Olá Carlos! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Bom, acima de tudo, todos os pneus que vem de fábrica tem a medida ideal que ofereça segurança e conforto, além de segurança. Agora, se você deseja colocar um pneu um pouco mais alto, aconselho então 185/70, porém consulte uma loja especializada em pneu para ver se há possibilidade de você usar uma medida dessa, pois a caixa de roda do seu carro precisa ter a capacidade de usar essa medida.

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato conosco. Grande Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.