Combustível na reserva?

0
169427

Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Atualizado em 06/11/2015 às 17h27

Ao começar a piscar a luz amarela no painel do seu carro, indicando que precisa de combustível, vêm aquela insegurança e muitas perguntas do tipo: “Quantos litros será que têm na reserva?” – “Quantos quilômetros da pra rodar ainda?” – “Será que dá para chegar em casa ou num posto?”.

Para você não ter medo de ficar parado no meio do caminho é sempre bom ler antes o manual do carro e checar essa informação tão crucial.

Parece bobo, não é!? Mas, se ficar parado na rua por esse motivo pode levar até multa!

Quantos litros de Combustível na reserva tem no tanque?

Bom, não existe um padrão fixo, porque existem diversos e diferentes tipos de carros. Essa quantidade dependeria do modelo que você tem, em alguns, geralmente ficam entre 5 a 8 litros.  Por exemplo, na maioria dos carros 1.0, o tanque reserva comporta de 5 litros.

#Dica

O tanque reserva não é um tanque extra, como alguns pensam. Ele é a quantidade mínima de litros que as montadoras consideram ideal para acender o aviso de pouco combustível.

Por isso é importante você saber quantos litros há na reserva do seu carro e assim ter uma idéia de quantos Km poderá andar, claro, com base no consumo diário.

Quantos km posso rodar com o tanque na reversa?

Como no exemplo acima, vamos usar um carro pequeno que comporte 5 litros na reserva, assim teremos a possibilidade de fazer um cálculo conservador e seria possível rodar mais ou menos 50km, o que daria também 10km por litro.

Com essa estimativa, dá até um certo alívio! Mas, não confie só neste cálculo! Como dissemos, tudo depende do tipo do seu carro.  Lembrando que não é aconselhável chegar a esse limite. Assim que a ‘luzinha’ no painel aparecer, corra para o primeiro posto!

Estava com o tanque na reserva e fiquei no meio do caminho. Eu pago multa?

Sim!

Olha só um risco que o motorista corre ao deixar o tanque na reserva. Por exemplo, você está voltando para casa, ou indo para trabalho e pega o maior engarrafamento, trânsito parado ou o posto de combustível está fechado. Aí você é o único que não sai lugar, os outros motoristas já estressados e atrasados à irem em seus destinos começam a buzinar, aquela confusão.

Mesmo que os registros dessa infração ainda são poucos, mas ainda sim, existem. Conhecido popularmente como ‘Pane seca’, os motoristas são  autuados e isso pode custar R$ 85,13 de multa mais 4 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, além do carro ser guinchado, mesmo que você ja esteja perto de um posto, o carro parou, é multa na certa!

Quais são as consequências de andar com o tanque na reserva?

Se isso acontece com pouca frequência, você esquece de abastecer ou teve algum imprevisto e a luz da reserva acende, isso não acarreta nenhum prejuízo à mecânica do veículo não.

Porém, tome cuidado para que isso não vire rotina, porque se assim acontecer, aí sim o carro poderá sentir algum efeito colateral.

Os problemas mais comuns são:

  • Entupimento de algum filtro do veículo, porque no fundo do reservatório ficam depositados algumas impurezas, que podem ser trazidos para dentro do sistema – motor quando o combustível do fundo do tanque for puxado.
  • Superaquecimento da bomba de combustível se dá em casos extremos em que o motorista roda com o nível no limite da reserva.  Aí sim ele fica parado no meio da rua.

Para evitar todo tipo de problema no seu carro e consequentemente dores de cabeça,  o recomendado é rodar com ao menos ¼ do tanque preenchido!

Já passou por isso alguma vez? Comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.