Compensa comprar Rodas Réplicas?

0
9294

Para todos nós que adoramos carros, a roda faz uma enorme diferença em termos de aparência, não é mesmo? E todos sabemos que no Brasil, graças ao abuso de preços somado a autos impostos, tudo fica mais caro.

Uma pergunta comum que o brasileiro tem feito é em relação às tão faladas Rodas Réplicas. Será que vale a pena?

Mas então, Vale a pena comprar Rodas Réplicas?

As rodas de Liga Leve originais, além dos impostos, são mais caras também pelo material e qualidade. Como já informamos neste artigo, as rodas de liga leve são feitas com base em metais como o alumínio e o silício. Estes são chamados de metais nobres por serem mais resistentes a oxidação e a corrosão. Além de aumentar a durabilidade, também diminui o peso do carro e melhora o sistema de suspensão do veículo. E não menos importante, é um material sustentável.

Já as Rodas Réplicas não possuem as mesmas qualidades das rodas originais, mas não quer dizer que são feitas com material ruim. Além de manter aquela linda aparência, é funcional. É claro que não possuem a mesma eficiência das originais em relação a alteração de peso e no aprimoramento da suspensão.

As rodas produzidas no Brasil (seja ela Réplica ou não) devem seguir um padrão de normas de segurança! Além da vantagem do preço (até 50% mais baratos), há ainda o adicional de encontrar estas Rodas Réplicas em diversos tamanhos. Mas lembrem-se que a qualidade não é a mesma. Acabamento e uma alteração no comportamento dinâmico do veículo ainda podem incomodar os mais aficionados e detalhistas por carros.

vale_a_pena_comprar_rodas_replicas_de_liga_leve
O preço pesa no Brasil, por isso é muito considerado as Rodas Réplicas durante as compras. Foto: vazlon

Mas as Rodas Réplicas alteram o comportamento dinâmico do veículo? O que isso significa?

Comportamento dinâmico do veículo é o estado do seu carro em relação ao solo, medido através das forças primárias, como por exemplo, o contato com o solo, gravidade e aerodinâmica. Elas afetam diretamente os atributos do veículo, como:

  • Aceleração
  • Frenagem
  • Oscilações Verticais
  • Movimentos Curvilíneos.

Se você for trocar as rodas apenas por estética, é bom relevar antes. A roda original ou esportiva de liga leve pode ser mais cara, mas ela possui um material de boa qualidade, além dos benefícios que rodas produzidas com metais nobres atribuem ao carro. Então, se for trocar por Rodas Réplicas, prepare-se para sentir uma provável alteração no comportamento dinâmico do carro e, talvez, um acabamento menos polido que uma original.

Mas e você? Comprou rodas réplicas ou originais? Compartilhe com a comunidade sua experiência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.