Saiba o que fazer quando o pneu furar

0
35185

Atualizado em 19/11/2015

Quando o pneu fura, bate o desespero e logo pensamos “O que Fazer?” Principalmente quando estamos numa estrada deserta ou estando num lugar que não conhecemos, mesmo na própria cidade em que moramos. Ter os itens para a troca do pneu dentro do carro é essencial para você se livrar desse mal imprevisto no meio do caminho.

Abaixo listamos quatro dicas, de como prevenir para que o pneu não fure e, se furar, que você saiba agir da maneira correta. Acompanhe!

Como posso prevenir para que o pneu não fure?

É aconselhável observar o sulco dos pneus, que é a profundidade do desenho ou frisos, que indicam o desgaste da banda de rodagem (a parte do pneu que encosta no pavimento). O sulco também é conhecido tecnicamente como TWI (Tread Wear Indicator), normalmente ele é apontado por um triângulo ou as letras TWI impressos na lateral, chamada de ombro do pneu. Se o pneu já está desgastado, essa marcação indica a posição real do TWI na banda de rodagem alertando que está na hora de trocar.

twi do pneu

Fiquem atentos a esses detalhes importantes! Os sulcos não devem ter profundidade restante, igual ou inferior a 1,6 mm. Pois quanto menor for a profundidade restante dos sulcos, maiores são as chances de acidentes, porque o pneu estará mais fino e propenso a furar em qualquer objeto cortante.

Recomendamos que substitua os pneus com as seguintes medidas:

Para carros de passeio, medem em média cerca de 7 a 8 mm, recomendamos que substitua com 3,0 mm de borracha, o ponto mais baixo.

 Os pneus de Pick-ups medem em média de 11 a 13 mm, o ideal que seja substituído com 5,0 mm de borracha, o ponto mais gasto.

O pneu furou! O que eu faço?

O carro vem equipado com o estepe e as ferramentas para a troca. É importante que você faça a leitura do manual para identificar onde está cada item que será usado, como o macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. No caso, sinalize primeiro a pista, depois utilize o macaco, assegure a estabilidade para o veículo não cair, retire os parafusos com a chave de roda e faça a troca.

Ao voltar para a estrada tome cuidado! Pare no primeiro posto que encontrar e calibre adequadamente seu estepe. É recomendado que  não ultrapasse a velocidade de 80km/h até  que chegue a borracharia mais próxima  para o concerto.

Compensa arrumar o pneu furado?

Se o seu pneu estiver rasgado, realmente não tem concerto, mas se furou apenas, ainda há possibilidade. Observe também a roda, pois se você andou muito com o pneu furado pode ter entortado a roda, e não terá mais concerto.

O concerto depende da situação do pneu. Vamos analisar alguns casos!

  1. O limite do pneu é a uma área de 40% da banda de rodagem e devem ser feitos do lado interno o pneu. Fique atento! Nunca faça o concerto do seu pneu nas regiões de 30% de cada lado da banda de rodagem até o talão.
  1. Se o seu pneu é radial, o concerto deverá ser feito a frio com PRP, também conhecido como plug de reparação.
  1. Pneus de passeio, só poderão ser consertados se o furo ou corte tiver no máximo 6mm e os de caminhonetes até 8mm, medidos pelo lado interno do pneu.
  1. Consertos realizados com macarrão são provisórios e só devem ser usados em situações de extrema necessidade, e reparados depois pelo conserto correto.

pneu com kit de macarrão

  1. Já os pneus do tipo sem câmara são fabricados de forma diferente, apresentam compostos especiais e características distintas. Por isso, não utilize uma câmara num pneu do tipo sem câmara.

O seu pneu já furou? Conte como foi sua experiência e vamos ajudar outras pessoas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.