Vai viajar pro exterior? Saiba quais são as documentações necessárias para dirigir em outro país

0
2262

Conhecer outros lugares do mundo é um sonho! Passear, visitar os restaurantes, experimentar comidas diferentes, bebidas, doces. Ir à praia, na neve, montanhas, uma variedade de maravilhas. E uma das comodidades é estar com seu  carro próprio, ir e voltar a hora que quiser, curtir o máximo. Mas, para isso é preciso conhecer as normas do país, procurar saber quais são as legislações de trânsito do destino e dar uma lida nas leis que permitem a condução de veículos por motoristas estrangeiros.

viagem

É importante você saber que é permitido ao estrangeiro dirigir em mais de 180 países como turista por até um ano, contanto a partir da data de entrada no território.

Como faço para tirar licença para dirigir no exterior?

Para isso o motorista precisa tirar a licença – PID –  Permissão Internacional para Dirigir, e precisa estar com a sua Habilitação em dias, pagar uma taxa de serviço no valor de R$107,00 e agendar o atendimento no Detran do seu estado ou pelo site ou, pela central de relacionamento.

Ah, fique tranquilo que esse documento é aceito na maioria dos países e as informações são traduzidas em vários idiomas! Você não correrá o risco de inventar uma nova língua e vai se  comunicar super bem com as autoridades locais.

Já nas países como Reino Unido, Índia, Austrália, África do Sul, entre outros, por exemplo, existem outras formalidades: o volante dos carros ficam do lado oposto – do lado direito e as mãos das estradas e ruas são invertidas. Se aqui no Brasil  é à direita, lá é a esquerda e se for a pista da esquerda, lá será à direita.

Por isso exige uma atenção ainda maior do motorista, que deve buscar conhecer os costumes locais e dirigir com responsabilidade para evitar acidentes.

Caso, na hora não se sinta seguro para dirigir, opte pelos transportes públicos ou procure saber qual o valor do táxi ou transporte público e claro as rotas que o coletivo irá passar. O mais importante é a sua segurança estar em primeiro lugar!

Quais são as documentações para tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

1 – Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e esta, não pode estar vencida;

2 – Procurar a sede do Detran-MT em Cuiabá, ou qualquer Ciretran ou Agência da autarquia nos municípios mato-grossenses; ou do estado em que reside.

3 – Dar entrada no processo de emissão da PID no Detran, e para isto deve apresentar originais e cópias de seus documentos pessoais (RG, CPF, CNH) e do comprovante de endereço;

 4 – Pagar taxa do Detran-MT para emissão da PID no valor de R$273,90 (duzentos e setenta e três reais e noventa centavos);

 5 – Para os condutores que procurarem a sede do Detran em Cuiabá para emissão da PID – o prazo é de 5 (cinco) dias úteis para a entrega do documento. Para aqueles que procurarem agências e/ou Ciretrans da autarquia o prazo é de até 15 dias úteis;

 6 – A PID não substitui a CNH no território nacional;

 7 – O motorista que extraviou ou teve a sua CNH roubada não pode tirar a PID, enquanto não emitir a segunda via do documento;

8 – A PID emitida no Brasil é válida nos países que são signatários da Convenção de Viena.  

Você conhece a resolução que fala sobre dirigir no exterior? Leia abaixo, as informações são do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, confira!

PID – Permissão Internacional para Dirigir – A Resolução 168, elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito e em vigor desde junho de 2005, estabeleceu novas regras relacionadas à área de habilitação, entre elas, a emissão da Permissão Internacional para Dirigir pelo Departamento de Trânsito de cada estado (Detrans).  Em março de 2006, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabeleceu as regras para a emissão do documento.

O que é a Permissão Internacional para Dirigir?

– É o documento necessário para o motorista brasileiro dirigir legalmente nos países que fazem parte do tratado de reciprocidade da Convenção de Viena (ver lista). Apenas motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação podem requerer a PID.

É possível dirigir com a PID no Brasil?

– Não. Em território nacional, a PID não substitui a carteira de motorista.

Qual o prazo de validade da PID?

 – A PID perde a validade na mesma data que a CNH do motorista. Os prazos de validade de ambos os documentos são iguais.

Quanto tempo leva para o Detran-MT emitir a PID?

 – A PID é emitida 24 horas depois do motorista entregar a documentação exigida para a realização do serviço.

É possível tirar a PID com a carteira de motorista vencida?

 – Não. Nesse caso, o motorista deverá solicitar a renovação da CNH antes de requerer a PID.

Quem tem CNH emitida em outro estado do Brasil pode tirar a PID no Detran-MT?

 – Os motoristas com CNH emitida em outro estado do Brasil, antes de solicitar a PID, devem providenciar, no próprio Detran-MT, a transferência do cadastro para o Estado do MT. Depois de concluída a transferência, o próximo passo é requerer a emissão de nova CNH pelo departamento. Em seguida, o motorista pode solicitar a PID.

Quem tem carteira de motorista sem foto pode tirar a PID?

 – Não. Os motoristas que possuem carteira sem foto devem solicitar uma nova Carteira Nacional de Habilitação, com foto, conforme modelo atual, antes da emissão da PID.

O motorista que perdeu a CNH pode tirar a PID no Detran-MT?

 – Não. Antes é preciso tirar segunda via da CNH.

O motorista pode aproveitar que vai tirar a PID e atualizar os dados descritos na CNH?

 – Não. Não pode haver diferença entre as informações apresentadas na CNH e na PID. Caso necessite alterar alguma informação que conste na carteira, tal como acerto de número de CPF, categoria, nome (de solteiro para casado), por exemplo, o motorista deverá antes entrar em contato com o Tele-atendimento do Detran para agendar o serviço adequado ao caso dele. Somente depois de concluída esta etapa, ele poderá solicitar a PID.

O que o motorista deve fazer para pagar a taxa de serviço da PID?

– A taxa deve ser paga em qualquer agência Banco do Brasil ou, via internet, no site do banco. O motorista deve selecionar o serviço Renovação de CNH/ PID.

Em caso de roubo ou furto, o que o usuário deve fazer?

 – Pagar nova taxa de renovação/PID em qualquer agência Itaú e agendar o serviço por telefone.

 

Países signatários da Convenção de Viena:

 Para conduzir nos países citados abaixo, é preciso obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Caso o motorista deseje obter informações sobre as regras relacionadas a países que não constem nesta lista, basta ligar para o Setor de Estrangeiros do Detran-MT – 65 3615 4680, ou para o próprio consulado do país de destino no Brasil.

A
África do Sul / Albânia / Alemanha / Angola / Argélia / Argentina / Austrália / Áustria / Azerbaijão
B
Bahamas / Barein / Belarus / (Bielo-Rússia) / Bélgica / Bolívia / Bósnia-Herzegovina / Bulgária / Brasil
C
Cabo-Verde / Cazaquistão / Chile / Cingapura / Colômbia / Coréia do Sul / Costa do Marfim
Costa Rica / Croácia / Cuba
D
Dinamarca
E
El Salvador / Equador / Eslováquia / Eslovênia / Estados Unidos / Estônia
F
Federação Russa / Filipinas / Finlândia / França
G
Gabão / Gana / Geórgia / Grécia/ Guatemala / Guiana / Guiné-Bissau
H
Haiti / Holanda / Honduras / Hungria
I
Indonésia / Irã / Israel / Itália
K
Kuwait
L
Letônia / Líbia / Lituânia / Luxemburgo
M
Macedônia / Marrocos / México / Moldávia / Mônaco / Mongólia
N
Namíbia / Nicarágua / Níger / Noruega / Nova Zelândia
P
Panamá / Paquistão / Paraguai / Peru / Polônia Portugal
R
Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) República Centro-Africana
República Democrática do Congo República Checa / República Dominicana Romênia
S
San Marino / São Tomé / Príncipe Seichelles / Senegal / Sérvia / Montenegro / Suécia / Suíça
T
Tadjiquistão / Tunísia / Turcomenistão
U
Ucrânia / Uruguai Uzbequistão
V
Venezuela
Z
ZimbábueAinda tem alguma dúvida? Comente!!E tenha uma ótima viagem!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.