Divulgue esse Artigo

Um carro ideal deve oferecer estabilidade, conforto e segurança. Suas peças tem que estar sempre em boas condições; seu tanque deve ter gasolina suficiente para você chegar aos seus destinos; você deve sempre deixar um estepe no carro, caso necessite trocar de pneu; entre muitos outros fatores importantes. No entanto, o ideal é sempre cuidar e fazer a manutenção correta do seu carro. Um destes passos é comprar pneus de qualidade e prolongar a vida útil do mesmo, de forma a durar mais e poupar as outras áreas do carro.

Você sabia que um pneu murcho faz o carro consumir mais gasolina que o normal? Por isso é importante cuidar bem dele.

Mas o que seria vida útil de um pneu?

É o tempo que ele demora a desgastar até que não seja mais possível utilizá-lo em boas condições que dê segurança aos passageiros.

Os fabricante não informam a vida útil de um pneu, pois há diversos fatores que alteram este tempo. Veja alguns exemplos:

  • Topografia;
  • Características do motorista;
  • Quantidade de peso;
  • Calibragem do pneu;

Como aumentar a vida útil dos pneus?

o_que_e_vida_util_de_um_pneu

foto: autoh

A topografia do local está fora do controle dos motoristas, mas é bom saber que quanto mais curvas, menos o pneu dura. Aquele momento em que você ouve a borracha ”cantando” são os que mais desgastam este item. Uma curiosidade: o local que mais prejudica a vida útil dos pneus é em Belo Horizonte, aqui no Brasil, por exemplo,  pois os morros cortam pela metade o seu tempo de durabilidade.

Já as características do motorista e seu perfil de dirigibilidade podem ser alteradas se ele tomar ciência, por exemplo, as arrancadas e freadas em um curto espaço de tempo, como costumamos ver em rachas de filmes, fazem mal ao pneu. As lombadas servem para o motorista diminuir a velocidade, portanto é isto que deve ser feito para poupar o carro. Fique de olho também no chão, pois o óleo é capaz de deteriorar a borracha.

Outro fator importante para manter a vida útil do pneu é sempre calibrá-lo. Mas tenha cuidado! Se colocar muita pressão, o desgaste será maior; caso falte ar, o desgaste também será maior. É importante colocar a quantia ideal dada pelo fornecedor.

Conclusão

É importante viajar sempre com segurança e conforto. Cuide bem dos seus pneus, eles são a base do seu carro.

 

Ainda tem dúvidas? Já passou por essa situação? Comente!!

Comentários - 3
  1. Marcos

    Tenho um Siena 2010 e logo que comprei troquei os pneus trazeiros, usei o estepe que estava zerado e comprei um novo (fazendo a troca dos trazeiros pelos dianteiros) já rodei 32000 km e os dianteiros ainda tem risca forte, não há desgaste dos lados, é uniforme. Estou preocupado em trocar os traseiros fazendo o rodizio e o estepe que já tem cinco anos e apesar de estar seminovo não suportar o uso na dianteira, devido à tração e frenagem, buracos, etc…,voce acha que devo trocar os quatro de uma vez e usar como estepe o ultimo que comprei.


    Comentou em 22/12/15
    1. Deivid Gollmann

      Olá Marcos. Obrigado por sua participação em nosso Blog!
      Sim amigo, troque os quatro, até porque não é seguro usar pneus com desgastes diferentes. Utilize o último pneu como step, assim você utiliza o carro de maneira segura. Se quiser pegar mais algumas dicas, recomendo nosso artigo: Como fazer rodízio de pneus corretamente. Espero ter ajudado amigo!


      Comentou em 18/01/16
  2. joao ronaldo

    GOSTEI MUITO DAS DICAS


    Comentou em 15/06/14
Adicionar Comentário

Seu e-mail está a salvo conosco.

* :
* :