Dicas para cuidar das rodas do seu carro

0
4354
foto: autoemdestaque
Atualizado em 03/08/2015 15h48

Quem não é apaixonado pelo seu carro? Cuidar dele significa valorizá-lo e evitar despesas, pois estará contribuindo para uma maior vida útil de seus componentes. Vale a pena sempre ficar ligado em boas dicas para conhecer cada pedaço do seu automóvel, o que é prejudicial, o que é recomendado, por isso, para os que estão sempre antenados, aqui vão algumas dicas para cuidar das rodas do seu carro!

imagem ilustrativa annoticias
imagem ilustrativa annoticias

Que tipo de produto posso usar no meu carro?

 Os produtos mais indicados para uso nos pneus são os derivados de glicerina. Evite passar derivados de petróleo ou qualquer produto que seja composto de borracha. Em supermercados e lojas especializadas, é comum encontrar uma gama de produtos que prometem dar benefícios aos pneus. Cuidado! Fique atento para produtos conhecidos e que são reconhecidos no mercado ou com indicação de alguém, além disso, é importante verificar a procedência e validade.

O que eu faço para manter as rodas do carro bem conservadas?

 É imprescindível manter algumas atitudes na direção, a principal delas é evite passar por cima de um buraco, apesar de que as vezes não vemos ou não temos saída mesmo. Embora todos saibam, mas é importante ressaltar, por ser prejudicial em outros aspectos, além de poder furar o pneu, as rodas podem ser bruscamente desajustadas e ficarem tortas.

Quando possível, sempre verifique se há alguma irregularidade nos pneus, porque se tiver, o correto será substituí-los.

 Prevenções

Lubrifique as ‘porcas’ dos pneus, isso permite uma rápida substituição de um pneu, caso ele fure. Se elas não forem lubrificadas, há um grande risco de enferrujarem.

Amarre bem os tampões do automóvel, caso não sejam bem presos, podem sair quando o veículo estiver em andamento.  A dica para amarrar bem os tampões é pressioná-los contra a roda até ouvir um clique. Este clique que indica que eles estão bem colocados. Verifique sempre se as rodas estão bem alinhadas, a cada 50.000 Km você pode alinhar as rodas do seu carro. Quando é feito o alinhamento das rodas, há um aumento de vida útil para os pneus.

Válvula e pressão de ar dos pneus 

Para não ter fugas de válvula do pneu, devido ao acúmulo de sujeira e umidade, procure sempre manter as tampas dos pneus nas válvulas.

Mantenha seus pneus calibrados. Esteja sempre atento à pressão de ar dos pneus, verifique pelo menos uma vez a cada 15 dias, principalmente antes de fazer uma viagem. A pressão de ar dos pneus devem ser revisadas quando estiverem frios ou então quando o carro não percorrer a uma distância de pelo menos 3 km.

Dicas finais

Lembre-se que cuidar do seu automóvel é uma questão de prevenção, fique atento se o seu carro precisa fazer cambagem. Busque por referências de problemas no modelo do seu carro, participe de fóruns, busque revisões de produtos e fique atento às novidades. Nem sempre é possível evitar que problemas aconteçam, mas, agindo de uma maneira preventiva, será possível manter a saúde das rodas do seu carro e do seu veículo como um todo. Fique de olho em artigos e dicas que a mídia traz, contando as novas descobertas e as melhores dicas de manutenção. 

Ainda tem dúvida? Comente!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here